Skip to main content

Comunicações em Congressos e Simpósios

Os autores da pesquisa serão os que elaboraram o estudo, analisaram os dados e escreveram o resumo. Não há necessidade de adicionar outros nomes. A instituição de cada um desses autores é a sua instituição universitária original.

É obrigatória a citação “Rede Brasileira de Pesquisas Neonatais” ou “Brazilian Network on Neonatal Research” como coautora do estudo (“por RBPN ou “on behalf of RBPN”). Na impossibilidade de coautoria, a RBPN deve obrigatoriamente constar do título do estudo. Quando não for permitida a identificação de local e autoria (resumos para congresso, por exemplo), garantir que na apresentação final em poster ou oral, haja destaque para o nome da RBPN.

Caso aprovado o resumo para apresentação oral ou poster, o pesquisador principal envia ao Coordenador da Comissão de Pesquisa e à Coordenação Científica da RBPN o resumo/abstract submetido, com o nome do evento, cidade e data da apresentação.

Na apresentação do trabalho, o logo a ser colocado é o da RBPN e, não, o da instituição dos autores principais. Sempre colocar o logo acompanhado do site: www.redeneonatal.com.br

Publicação em Periódicos Científicos

Os autores da pesquisa serão os que elaboraram o estudo, analisaram os dados e escreveram o manuscrito. Esses nomes serão seguidos pelos nomes dos coautores indicados pelas instituições participantes (um de cada instituição), sendo o último autor o orientador/sênior dentre os que planejaram e elaboraram o estudo ou outro definido pelos autores principais.

O nome de cada coautor será indicado pelo representante de seu centro na RBPN, sendo a ordem dos centros rodiziada entre todos os participantes nas diferentes publicações da RBPN. A ordem das instituições será indicada e monitorada pela Coordenação Científica e pelo Coordenador da Comissão de Pesquisa. A Rede Brasileira de Pesquisas Neonatais será inserida sempre que possível no título do manuscrito. No Resumo e no Método também deverá constar a Rede Brasileira de Pesquisas Neonatais.

Quando for possível inserir os nomes indicados por cada instituição como coautores, o que varia entre os diferentes periódicos, não haverá a lista de agradecimentos ao final do manuscrito. Quando houver limitação do número de autores, inserir lista de agradecimentos às instituições ao final do manuscrito, com, no máximo, dois nomes por instituição, definidos pelo representante de cada centro na RBPN.

Assim, no que concerne à coautoria de publicações em periódicos científicos:

  1. O pesquisador principal solicita ao Coordenador da Comissão de Pesquisa a lista atualizada do representante de cada centro da RBPN participante da pesquisa.
  2. O pesquisador principal solicita ao representante de cada centro na RBPN, por e-mail, o nome de um participante da instituição na RBPN que será coautor da publicação.
  3. O representante da instituição na RBPN envia o nome indicado com titulação, instituição, endereço, e-mail e ORCID, no máximo 3 dias após a solicitação. É importante salientar que as instituições que não responderam no prazo não terão nomes incluídos na publicação. Modelo de Pedido de co-autoria.
  4. O pesquisador principal envia o manuscrito aos coautores para sugestões e aprovação da versão final, uma vez que irão participar da autoria do trabalho, sendo o prazo para retorno de até 7 dias.
  5. O pesquisador principal envia ao Coordenador da Comissão de Pesquisa e à Coordenação científica da RBPN a versão submetida ao periódico, identificando o periódico.

 

Rede Brasileira de Pesquisas Neonatais
Texto atualizado em 21 de outubro de 2021.